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O treino do basquetebol no Desporto Escolar turma Turma 1

Apresentação

O basquetebol é um dos jogos mais populares da nossa cultura desportiva. A motivação para a sua prática encontra-se implantada no meio escolar, e a modalidade constitui um objeto de muitos dos projetos de Desporto Escolar (DE), que animam a vida desportiva das nossas escolas. O investimento na melhoria da qualidade do jogo praticado nas escolas será condição para mais praticantes, mais projetos e uma dinâmica reforçada da prática da modalidade no ambiente escolar. A formação continuada de professores/treinadores será sempre um fator de relevo na contribuição para esse desígnio. No que ao basquetebol diz respeito, ela deverá cruzar três vetores: 1) o conhecimento dos níveis de complexidade tático do jogo e as metodologias que melhor se adequem á promoção da sua qualidade, 2) a noção da especificidade da população-alvo que procura o basquetebol como uma prática no âmbito do DE e, obviamente, 3) a consciência dos constrangimentos que o DE possui, enquanto prática sistemática de treino. Tendo em consideração a relação entre estas três vertentes, será possível desenvolver um quadro de intervenção e organização da modalidade, de forma a promover a melhoria continuada da qualidade do jogo e dos jovens praticantes. Mas igualmente tão importante quanto isso, será possível dar resposta ao entusiasmo e aspirações legítimas de aprendizagem com que vemos muitos destes jovens colocarem na prática do jogo.

Destinatários

Grupos de Recrutamento: 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de Recrutamento: 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de Recrutamento: 260 e 620.

Objetivos

Esta ação tem por objetivo desenvolver uma proposta metodológica para o treino do basquetebol no domínio do Desporto Escolar. Mais especificamente, pretende-se: 1) Diferenciar os três níveis de jogo que se podem definir na iniciação ao basquetebol. 2) Dominar as preocupações técnicas e táticas fundamentais dos diferentes níveis de jogo. 3) Caracterizar os gestos técnicos do basquetebol, identificando os critérios de êxito e os erros mais típicos. 4) Conhecer soluções didáticas e metodológicas para o treino em cada um dos níveis de jogo considerado. 5) Desenvolver as competências de diagnóstico dos níveis de jogo e consequentemente potenciar as qualidades de intervenção do professor/treinador. 6) Definir um modelo de treino – desde o planeamento do treino ao planeamento da época – adaptado às características do basquetebol escolar enquanto projeto de desenvolvimento desportivo.

Conteúdos

Módulo 1.O Jogo de Nível I ou Nível Introdutório: o desmontar do jogo anárquico. Observar e intervir no jogo anárquico. Diagnosticando o grau de anarquia do jogo. Por onde começar a intervir no jogo? Princípios básicos para a ocupação racional do espaço. Os “quandos” do jogo de basquetebol. A regra e a sua relação com os “quandos”. Simplificando as decisões do atacante com e sem bola. Módulo 2. A técnica individual ofensiva. O papel e a importância da técnica individual. O suporte da técnica individual ofensiva. A posição ofensiva básica e o conceito de tripla ameaça. O lançamento. Começar pela pega da bola e pela definição da mão lançadora. Preparação do lançamento. Fase principal e final do lançamento. Alguns exercícios analíticos para o ensino da pega da bola e da mecânica dos braços. Erros típicos e avaliação do progresso no ensino do lançamento. A eficácia, a distância, a oposição e a lateralidade no ensino do lançamento. O drible. A técnica e os tipos de drible. Os arranques em drible: arranque em drible direto e arranque em drible cruzado. O uso do passo 0 (zero). As mudanças de direção em drible: pela frente, por entre pernas, por trás das costas, o drible de inversão. Erros típicos e avaliação do progresso no drible de progressão e de proteção. Passar e receber a bola. Os diferentes tipos de passe. Fatores de eficácia do passe. Que passes ensinar primeiro? A receção. Erros típicos e avaliação do progresso no passe e na receção. Jogos e exercícios para o treino da técnica individual. Módulo 3. Para chegar ao jogo de nível Elementar (Nível 2). Jogar 1x1: uma nova preocupação ofensiva. Quando procurar o 1x1? Reconhecer e explorar os sinais do defensor. A posição do defensor. A distância do defensor. Explorar a reação às fintas. O ataque ao espaço: por onde jogar 1x1? Jogos e exercícios para o ensino e treino do 1x1. O inicio do passe e corte e a organização da transição da defesa para o ataque. O inicio e o desenvolvimento da transição. As novas preocupações da defesa. A defesa do atacante com bola. A gestão da distancia em relação à bola. A posição básica defensiva e o deslizamento defensivo. A diferenciação das linhas de passe. A sobremarcação fechada a sobremarcação aberta. Módulo 4. O Jogo de Nível Avançado (Jogo de Nível 3). O ensino das vantagens primarias – o 2x1 e o 3x2. Do contra ataque ao ataque de posição em 5x5. Incentivar a criação de vantagens, mantendo o jogo integro com a presença da transição defensiva. As primeiras rotinas do 5x5 em ataque de posição. O aparecimento da posição de poste. Da entrada em ataque em 1:2:2 para a entrada em 2:2:1. A organização coletiva das situações especiais. Reposições no meio-campo defensivo e meio campo ofensivo. Módulo 5. Definição de prioridades para um modelo de treino do basquetebol no DE/Avaliação. A matriz de um plano para a unidade de treino. A organização da semana de treinos. As etapas e o plano anual. A organização do treino e da competição. Definição dos pressupostos para a elaboração do documento de avaliação: Planeamento de um microciclo para uma equipa de DE.

Anexo(s)

cartaz

Observações

Critérios de seleção: 1. Professores responsáveis de grupo/equipa de Basquetebol da Direção de Serviços da Região Centro. 2. Professores responsáveis Educação Física da Direção de Serviços da Região Centro. 3. Ordem de Inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-05-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 14-05-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 17-05-2025 (Sábado) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
5 19-05-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 21-05-2025 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
7 23-05-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 24-05-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
9 24-05-2025 (Sábado) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
10 26-05-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
Início: 12-05-2025
Fim: 26-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135163/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Online e Pavilhão Gimnodesportivo do IPV

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