
O treino do basquetebol no Desporto Escolar turma Turma 1
Apresentação
O basquetebol é um dos jogos mais populares da nossa cultura desportiva. A motivação para a sua prática encontra-se implantada no meio escolar, e a modalidade constitui um objeto de muitos dos projetos de Desporto Escolar (DE), que animam a vida desportiva das nossas escolas. O investimento na melhoria da qualidade do jogo praticado nas escolas será condição para mais praticantes, mais projetos e uma dinâmica reforçada da prática da modalidade no ambiente escolar. A formação continuada de professores/treinadores será sempre um fator de relevo na contribuição para esse desígnio. No que ao basquetebol diz respeito, ela deverá cruzar três vetores: 1) o conhecimento dos níveis de complexidade tático do jogo e as metodologias que melhor se adequem á promoção da sua qualidade, 2) a noção da especificidade da população-alvo que procura o basquetebol como uma prática no âmbito do DE e, obviamente, 3) a consciência dos constrangimentos que o DE possui, enquanto prática sistemática de treino. Tendo em consideração a relação entre estas três vertentes, será possível desenvolver um quadro de intervenção e organização da modalidade, de forma a promover a melhoria continuada da qualidade do jogo e dos jovens praticantes. Mas igualmente tão importante quanto isso, será possível dar resposta ao entusiasmo e aspirações legítimas de aprendizagem com que vemos muitos destes jovens colocarem na prática do jogo.
Destinatários
Grupos de Recrutamento: 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de Recrutamento: 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de Recrutamento: 260 e 620.
Objetivos
Esta ação tem por objetivo desenvolver uma proposta metodológica para o treino do basquetebol no domínio do Desporto Escolar. Mais especificamente, pretende-se: 1) Diferenciar os três níveis de jogo que se podem definir na iniciação ao basquetebol. 2) Dominar as preocupações técnicas e táticas fundamentais dos diferentes níveis de jogo. 3) Caracterizar os gestos técnicos do basquetebol, identificando os critérios de êxito e os erros mais típicos. 4) Conhecer soluções didáticas e metodológicas para o treino em cada um dos níveis de jogo considerado. 5) Desenvolver as competências de diagnóstico dos níveis de jogo e consequentemente potenciar as qualidades de intervenção do professor/treinador. 6) Definir um modelo de treino – desde o planeamento do treino ao planeamento da época – adaptado às características do basquetebol escolar enquanto projeto de desenvolvimento desportivo.
Conteúdos
Módulo 1.O Jogo de Nível I ou Nível Introdutório: o desmontar do jogo anárquico. Observar e intervir no jogo anárquico. Diagnosticando o grau de anarquia do jogo. Por onde começar a intervir no jogo? Princípios básicos para a ocupação racional do espaço. Os “quandos” do jogo de basquetebol. A regra e a sua relação com os “quandos”. Simplificando as decisões do atacante com e sem bola. Módulo 2. A técnica individual ofensiva. O papel e a importância da técnica individual. O suporte da técnica individual ofensiva. A posição ofensiva básica e o conceito de tripla ameaça. O lançamento. Começar pela pega da bola e pela definição da mão lançadora. Preparação do lançamento. Fase principal e final do lançamento. Alguns exercícios analíticos para o ensino da pega da bola e da mecânica dos braços. Erros típicos e avaliação do progresso no ensino do lançamento. A eficácia, a distância, a oposição e a lateralidade no ensino do lançamento. O drible. A técnica e os tipos de drible. Os arranques em drible: arranque em drible direto e arranque em drible cruzado. O uso do passo 0 (zero). As mudanças de direção em drible: pela frente, por entre pernas, por trás das costas, o drible de inversão. Erros típicos e avaliação do progresso no drible de progressão e de proteção. Passar e receber a bola. Os diferentes tipos de passe. Fatores de eficácia do passe. Que passes ensinar primeiro? A receção. Erros típicos e avaliação do progresso no passe e na receção. Jogos e exercícios para o treino da técnica individual. Módulo 3. Para chegar ao jogo de nível Elementar (Nível 2). Jogar 1x1: uma nova preocupação ofensiva. Quando procurar o 1x1? Reconhecer e explorar os sinais do defensor. A posição do defensor. A distância do defensor. Explorar a reação às fintas. O ataque ao espaço: por onde jogar 1x1? Jogos e exercícios para o ensino e treino do 1x1. O inicio do passe e corte e a organização da transição da defesa para o ataque. O inicio e o desenvolvimento da transição. As novas preocupações da defesa. A defesa do atacante com bola. A gestão da distancia em relação à bola. A posição básica defensiva e o deslizamento defensivo. A diferenciação das linhas de passe. A sobremarcação fechada a sobremarcação aberta. Módulo 4. O Jogo de Nível Avançado (Jogo de Nível 3). O ensino das vantagens primarias – o 2x1 e o 3x2. Do contra ataque ao ataque de posição em 5x5. Incentivar a criação de vantagens, mantendo o jogo integro com a presença da transição defensiva. As primeiras rotinas do 5x5 em ataque de posição. O aparecimento da posição de poste. Da entrada em ataque em 1:2:2 para a entrada em 2:2:1. A organização coletiva das situações especiais. Reposições no meio-campo defensivo e meio campo ofensivo. Módulo 5. Definição de prioridades para um modelo de treino do basquetebol no DE/Avaliação. A matriz de um plano para a unidade de treino. A organização da semana de treinos. As etapas e o plano anual. A organização do treino e da competição. Definição dos pressupostos para a elaboração do documento de avaliação: Planeamento de um microciclo para uma equipa de DE.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1. Professores responsáveis de grupo/equipa de Basquetebol da Direção de Serviços da Região Centro. 2. Professores responsáveis Educação Física da Direção de Serviços da Região Centro. 3. Ordem de Inscrição
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 17-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 17-05-2025 (Sábado) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
5 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online síncrona |
7 | 23-05-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 24-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
9 | 24-05-2025 (Sábado) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
10 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online síncrona |