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Inclusão curricular de alunos migrantes: desafios, estratégias e testemunhos-PD turma Turma 1

Apresentação

Tem-se assistido a um aumento significativo de alunos migrantes no sistema educativo nacional, a maioria dos quais se encontram em estádios muito iniciais de aprendizagem do português. O acolhimento e inclusão destes alunos afiguram-se praticamente desafiantes, dado o papel essencial a que a língua desempenha em contexto escolar, seja na interação com professores, técnicos e colegas, seja no acesso às aprendizagens curriculares. Conscientes desta realidade e tomando conhecimento do documento realizado para a "inclusão linguística e curricular dos alunos migrantes como orientações para o nível zero" e tendo em conta o panorama internacional, este Nível Zero é caracterizado pela realização de necessidades comunicativas básicas com recurso a unidades linguísticas mínimas, está em linha com as orientações europeias para o ensino-aprendizagem das línguas enunciadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas(QECR,2001,2018,2020), tratando-o, nomeadamente, como estádio anterior ao nível A1. Desta forma podemos continuar a assumir que uma escola inclusiva mostra-se atenta a esses desafios e procura proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor, apostando na superação das barreiras linguísticas, com um contributo de todos. A criação de Nível Zero constitui uma peça-chave para alcançar esse objetivo, pois permite compreender melhor o perfil e as necessidades destes alunos e, na sequência dessa caracterização, equacionar respostas educativas que lhe sejam adequadas. Assim e dando resposta a uma melhor inclusão destes alunos entendemos que capacitando a comunidade educativa de formação neste domínio podemos em conjunto formalizar um melhor plano de acompanhamento pedagógico.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

1- Dotar pessoal docente, não docente e técnicos especializados de ferramentas de apoio a alunos oriundos do estrangeiro; 2- Promover a igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade a todos os alunos provenientes de um país estrangeiro; 3-Facilitar a integração e adaptação do aluno à escola e ao sistema de ensino português.

Observações

EXCLUSIVO PARA DOCENTES DA ESAM

Formador

Fausto Felix Geert Caels

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-04-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 23-04-2025
Fim: 23-04-2025
Acreditação: ACD 2024/2025 - 44
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Alves Martins (auditório)